segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011 começou bem...

Hoje, visitando o site Globo.com, li uma matéria bem interessante sobre as mulheres do oriente médio. Na verdade, refere-se apenas às mulheres afegãs, mas já é alguma coisa para uma sociedade tão opressora.

Trata-se do lançamento de um programa na TV Afegã, exclusivo para as mulheres contarem seus dramas. São relatos sobre violências cometidas pelos homens que dirigem suas vidas (pais, maridos, filhos). Vivendo em uma sociedade extremamente machista, regida por fundamentalistas e radicais islâmicos, as mulheres não tem qualquer escolha nem poder sobre seus próprios destinos.

O que mais impressiona na produção deste programa é a coragem do produtor (um homem) ao arriscar sua "honra" estimulando a discussão das condições desumanas a que as mulheres estão submetidas em seu país. Apesar das participantes usarem máscaras no programa, evidenciando que as perseguições ainda são uma realidade, o fato de que há mulheres dispostas a se arriscarem e exporem sua realidade tão abertamente, é um grande indicativo de que mudanças podem ser possíveis mesmo após tantos anos de radicalismo.

Há que se destacar ainda que, sendo o programa produzido pelos "seres superiores" (homens) segundo o islamismo, é possível acreditar que uma nova geração de mulçumanos está enfim entendendo que mulheres tem o mesmo valor que os homens perante a sociedade e, inclusive, diante de seu Deus (Ala).

Talvez seja um otimismo demasiado de minha parte... Mas profundamente, espero que logo o Oriente Médio (e o mundo como um todo) possa considerar homens e mulheres apenas como seres humanos e ponto final. Que possamos diferenciar pessoas apenas pelo seu caráter e não determiná-las por sua cor, gênero, crenças etc.

Para quem quiser ler a notícia na íntegra, clique aqui

Um comentário:

  1. Nossas, tu tem que ver essas mulheres (muculmanas) fogem do seus paises e vem para ca (USA) entao ja viu ne. Se rebelam! Nunca vi esse pais aqui, todo mundo vem se refugiar, ate eu vim e to me achando lol.
    xoxo!

    ResponderExcluir